domingo, 9 de agosto de 2009

Filosofia do Parkour



Parkour - é basicamente o método natural de treinar o corpo para se tornar capaz de se mover adiante com agilidade, fazendo uso dos obstaculos que estão a nossa volta o tempo todo. A Arte do movimento não necessita de nenhuma estrutura ou acessorios, seu corpo é sua unica ferramenta.

O Parkour é uma disciplina atlética acessivel a todos, por que combina capacidades naturais do corpo humano: correr, saltar, escalar... é um esporte que permite explorar todo potencial do seu corpo.
Tudo é uma questão de enfrentar os obstaculos que são apresentados sendo eles naturais, ou ambientes urbanos procurando movimentos que combinem eficiencia e controle.
O equipamento necessario é simplesmente uma camiseta, uma calça bem leve, e um par de tenis.

"C'est comme si votre corps avait toujours été en pilotage automatique et que vous découvriez soudain que vous êtes capable de le piloter vous même"

"É como se seu corpo estivesse ficado sempre no piloto automatico, ai você descobre pela primeira vez que é capaz de controla-lo"

O Fundamento principal é de um homem que corre, e que nada o faz parar.

Parkour é um esporte completo pelo conjunto mental que inspira os praticantes, tanto quanto pelas diversas capacidades que desenvolve. é uma diciplina dificil de ser treinada, pois continuamente testa os limites de cada praticante. é tudo uma questão de saber se está preparado para manter os limites existentes, ou se esta preparado para empurrar os limites o maximo possivel.

Acessivel a todos com 15anos ou mais (que precisam de desenvolvimento fisico), parkour torna possivel desenvolver a forma fisica e cordenação enquanto desenvolve força de vontade, determinação, motivação, força, resistencia e coragem: qualidades essenciais na vida! Educando e informando pessoas jovens que estão ávidas por novas experiencias.
Parkour é muito mais que um esporte. é um estilo de vida, o caminho para "se achar" e mesmo; aprender a controlar seu proprio corpo. que se torma mais forte, e vencer como enfrentar osbstaculos mentais não apenas os fisicos.

Uma palavra de cuidado: Certas pessoas que acham saber muito sobre suas proprias capacidades fisicas, ou que não tem conciencia dos riscos, frequentemente são submetidas a varios acidentes, e ate mesmo serios ferimentos. No Parkour o conjunto mental é combinado ao controle e poder do corpo e do espirito. é ridiculo procurar liberdade e acabar quebrado numa cadeira de rodas. Prudencia!

Uma vez também pode-se sugerir que um Traceur (praticante de parkour) é um otimo praticante de outras atividades esportivas que necessitam cabeça fria, agilidade, força, auto-controle e a capacidade de ser observador e muitas outras qualidades são desenvolvidas num Traceur, quando ele pratica "L'Art du Deplacement" pra usar o termo em frances

O Motivo no qual o parkour é um esporte completo. Necessita muitas capacidades do corpo humano ao mesmo tempo, requer uma absoluta concentração que seria num efeito 3D,-- Avaliação de distancia, avaliação de capacidade, e avaliação de risco.


-------------------------------------------------------------------------


A Popularização do Parkour



Em meados de 1997, David Belle gravou algumas matérias pra TV francesa e propagandas mostrando o que ele e seus seguidores eram capazes de fazer com o corpo e foi assim, devagar, que o esporte começou a se dissipar pelo mundo. Em 2003 um documentário exibido pelo Discovery Channel chamado Jump London fez com que o Parkour, denominado por freerunning pela imprensa, crescesse ainda mais na Europa e se expandisse pra outros países. Assim um grupo de praticantes ingleses conhecidos como Seidojin fundaram um site de discussão sobre o esporte: o UrbanFreeFlow. Muita polêmica e discussões então começaram a surgir, pois eles começaram integrar ao esporte novos movimentos como flips (mortais) e spins (giros) que não faziam parte do Parkour puro. Então os Seidojin deixaram a filosofia de lado e criaram o FreeStyle Parkour (FRPK) onde qualquer tipo de movimento é aceito mesmo não tendo algum tipo de "objetivo final" e mais discussões surgiram e surgem até hoje.
Algum tempo depois mais um documentário, também exibido pelo Discovery, unindo traceurs franceses e o pessoal do UrbanFreeFlow foi ao ar, este então chamado Jump Britain. Nessas proporções o esporte não parava de crescer, até que este ano estreiou no cinema e nas locadoras o filme 13º Distrito (Banlieue 13) estrelado por Cyril Raffaelli (perito em artes marciais) e David Belle, onde muitas cenas exploram a habilidade do Parkour fazendo com que muita gente passasse a conhecer ou ao menos se entusismar com este esporte.
No Brasil a primeira aparição na mídia de que tive notícia foi na revista ISTOÉ, mal vista pelos traceurs brasileiros pois passava uma imagem negativa do esporte por culpa da edição, um tempo depois tivemos uma reportagem na MTV, no Gordo Freak Show, alguns jornais e revistas locais, ESPORTV, Folha de São Paulo, programa do Otávio Mesquita (que também como em outras divulgações não agradou a maioria dos praticantes menos experientes), recentemente o Parkour apareceu em programas de grande audiência como Domingão do Faustão, Fantástico e Jornal Nacional. Cada dia mais surgem novos praticantes do esporte (tanto nas capitais como no interior do país) que está virando mania.

By Tiago


---------------------------------------------------



No Parkour, você interage de diversas formas com o ambiente. Um treino de vault no muro, uma precisão no corrimão da escada, ou um pulo da sacada em um treino são formas interessantes de agir com o ambiente de uma forma que ele não foi projetado para tal. Isso confunde um pouco as coisas pra aqueles que não tem muito bem definido na cabeça que Parkour é um esporte de ultrapassar OBSTÁCULOS de forma EFICIENTE. E não "uso do ambiente da melhor forma", "corrida estilosa", "corrida criativa com girinhos", etc. Um sábio filósofo hoje conhecido como Rafael "Esquilo Não sei dar Palmspin" Dutra disse uma frase que pra mim foi uma das mais sábias ditas até hoje na comunidade de Parkour no Orkut: "Essa coisa de liberdade é coisa dos modistas. Parkour é um esporte limitado como qualquer outro".

A partir do Parkour, essa onda de correr com estilo, dar "girinhos", e ter "liberdade de movimento" começou a ser confundida com a intenção original de eficiência no percurso. A partir disso as coisas foram se esclarecendo no exterior e nasceram algumas vertentes baseadas no esporte original, como Freerunning, Yamakasi e Freestyle Parkour... Essas sim tem um propósito mais estético, pregando a liberdade dos movimentos, a criatividade.

A divulgação na mídia não ajuda muito: O que interessa pra eles mostrarem é um monte de louco que pulam de lugares altos, ou que dão mortais do telhado de uma casa. As pessoas confundem. O Tiago (urso) na entrevista pro esporte espetacular dizia "escada pra que?". Na hora eu achei legal, mas depois você para e pensa... Se subir a escada correndo for mais rápido e eficiente que subir um muro no wallrun, ela continua sendo muito melhor também como parkour, mesmo servindo como uma escada ordinária.

Claro, você pode dar um mortal no meio de um percurso. Mas chamar isso de Parkour? É como se você estivesse no meio do campo de futebol, parasse com a bola, desse um mortal e continuasse. Não tem utilidade, não se encaixa no propósito, é só gracinha que você faz porque você gosta. (Nada contra, eu gosto também, mas sem confundir isso com Parkour).

Essa confusão com a definição do esporte acaba abrindo também uma brecha para que as pessoas digam "Le Parkour pra mim é isso, Le Parkour pra mim é aquilo" como querendo usar o esporte para justificar alguma coisa sem muito sentido.. Por exemplo já vi gente dizendo "Le Parkour pra mim é liberdade de movimento, eu dou mortal quando eu quiser". Errado. Se você quer fazer alguma coisa diferente faça, mas não roube a definição de um esporte criado e seguido por OUTRAS pessoas para justificar as besteiras que você faz.

Concluindo, Parkour é um esporte limitado como qualquer outro :) Você tem um objetivo, um propósito que é chegar do ponto A ao ponto B da forma mais rápida possível, utilizando nada mais que seu corpo e as habilidades oferecidas por ele como instrumento. Acho que a definição já foi muito bem coberta pelos colegas aí embaixo

By Jean

---------------------------------------------------



Por que o básico é importante? E afinal, o que é básico?



Antes de tudo, o que significa básico? Básico é aquilo que serve de base, que é fundamental, essencial. É tudo aquilo que deve estar já construído para que se possa ir além. E no Parkour não é diferente, há de se haver um básico para que se possa ir além, e esse básico é importante, mas muitas vezes deixado de lado, pois uma vez que se consegue o movimento, já se passa para um próximo, ou então é negligenciado em detrimento dos movimentos mais "legais".

O que é básico no Parkour? Ao meu ver, o mais básico é a queda. Longe de isso ser isoladamente o mais importante, mas é o mais básico. Eu gosto muito de vaults, são a minha parte preferida no parkour, mas eu reconheço que o mais básico é a queda, que está inclusive intimamente ligada aos vaults, pois neles está presente a característica principal da eficiência do Parkour quanto as quedas: a absorção de impacto.

Como treinar a absorção de impacto? Landing, rolamento e queda com rolamento da forma mais importante: repetidamente e GROUND LEVEL gradual. "Aew brow, isso é um saco, ficar repetindo a mesma coisa, no chão ainda! Eu quero é me divertir, parkour é vida (li no blog!), pk4life!"Alguém que só quer se divertir com o Parkour não é um traceur, pois faltam nessa pessoa algumas características importantes: disciplina, consciência e superação constante. Quem viu o Jump Britain sabe que inclusive o Foucan, alguém de bom nível, depende de repetição pra conseguir algumas coisas (mesmo que sejam girinhos :D). E com o tempo a confiança e a a capacidade de lidar com alturas se desenvolve, aí a prática fica divertida e segura.

Lembrem-se que o básico é o fundamental, e para se ter uma boa performance em qualquer coisa, ter o básico bem afinado reflete em toda o resto da prática!

Um abraço and let it flow!

By Bernardo


---------------------------------------------------



Como de costume concordo com os meus amigos. Parkour é auto-superação, preparo físico, .A -> .B, Disciplina, dentre outros conforme citaram.
Moro em Florianópolis, cidade onde o índice de violência ultrapassa o Rio de Janeiro, proporcionalmente; portanto uma preocupação constante que tenho é quanto a segurança pessoal.
Vejo o Parkour como uma forma de defesa diferenciada, se eu treinasse a mais tempo certamente teria alcançado o ladrão que peguei em flagrante, e teria fugido de alguns assaltos.
Não considero mais as artes marciais como a melhor forma de defesa desde que inventaram a pólvora, coloco o Parkour acima delas.
Já ouvi relatos de praticantes que usaram o Parkour dessa forma com sucesso, o que fortalece essa idéia.
Eu também pratico com a visão de "ser forte para ser útil", ou seja, ajudar ao próximo; porém com um estímulo extra, afinal quem é capaz de ajudar ao próximo pode ser capaz de ajudar a si próprio.

By Esquilo


---------------------------------------------------



Parkour é um esporte completo que se encarado de maneira séria e correta traz benefícios físicos e psicológicos incontestáveis. Você passa a ver tudo a sua volta de um jeito diferente buscando um obstáculo, um desafio novo a cada dia. Superando medos e limites dentro do Parkour e transferindo isso para a vida é que você passa a sentir o diferencial.
No Parkour tentamos sempre transpor os obstáculos com a certeza do acerto, repetindo as mesmas coisas para dar aos movimentos a maior naturalidade possível, sem erros, sem se machucar. O esporte mudou muito em mim pessoalmente falando, venci a timidez, ganhei confiança e auto-estima, aprendi a respeitar minha mente, meu corpo e todas as dificuldades que encontro na vida encarando-as com respeito, cautela, cuidado e certeza de que vou fazer o melhor pra sempre não errar nem comigo, nem com as pessoas ao meu redor.
O esporte por não ser competitivo traz um lado social muito positivo integrando os praticantes que se ajudam. Eu em particular conheci pessoas através do Parkour que quero ter ao meu lado por toda a vida e outras que eu já conhecia, mas que fortaleci ainda mais as relações de amizade.
Portanto só o que eu tenho a fazer é agradecer o Esporte.

By Tiago


Texto Retirado de Parkour BR


-------------------------------------------------------------------------




USANDO SEU TÊNIS E O QUE ELE TEM PARA TE DAR


1. Como aumentar a durabilidade do seu tênis?

- Para aumentar a durabilidade e a capacidade de amortecimento do seu tênis, é importante que você tenha pelo menos 2 pares e vá alternando o uso entre eles. Isto porque o EVA (aquela borracha branca do solado) demora em torno de 24 horas para voltar à sua conformação normal. Portanto, se você usar o tênis num período menor do que este, não estará aproveitando ao máximo a capacidade amortecedora do solado e estará fazendo com que o EVA perca a sua capacidade amortecedora mais rápido.

- A Maioria dos Tênis de marcas famosas feitos para corrida, e atividades de uso intenso, tem prazo de vida entre 400km (Tenis de competição com menos materiais na sola aumentando a leveza) até 800km (Tênis de marcas mais especializadas). Então se você quer aumentar o tempo de uso do seu tênis, procure utiliza-lo apenas pro Parkour. Se for jogar volei ou praticar algum outro esporte, utilize um outro tênis.


2. Como eu posso identificar se está na hora de trocar meu tênis?

- Na pratica do Parkour um dos pontos mais importantes de um tênis é sua aderencia. Então procure saber reconhecer quando seu solado ja perdeu toda a aderência evitando acidentes, escorregões, e tudo mais. Procure observar se o EVA (parte branca). ja esta enrugada, com ranhuras excessivas. caso isso aconteça, você ja esta perdendo a capacidade amortecedora do seu tenis. hora de trocar.

3. Importancia da Meia durante uma pratica esportiva

A meia é de extrema importância para o , pois ela ajuda na prevenção de bolhas. O deve evitar meias de algodão, porque elas têm a tendência de absorver mais umidade. O ideal é que as meias sejam de materiais sintéticos, que retiram a umidade do pé. Meias com reforço no calcanhar e nos dedos também ajudam a reduzir a fricção.

4. O que causa bolhas nos pés?

A bolha é causada pela combinação de atrito e umidade. Isto faz com que haja uma separação entre a derme (pele mais profunda) e a epiderme (pele superficial), provocando bolhas de água e, em casos mais sérios, bolhas de sangue.

- As bolhas geralmente ocorrem em treinos longos, quando a transpiração no pé e a água jogada no corpo acabam umedecendo mais o calçado. Nestas condições, o pé fica mais inchado, devido ao aumento da circulação no local. E isto também favorece o aparecimento de bolhas.
Meias de boa qualidade são fundamentais na prevenção de bolhas

5. Algumas dicas na hora de comprar um tênis de corrida.

- Experimente o tênis no final do dia, quando o seu pé estiver mais inchado. Durante o seu treino, ele também estará assim. Quando for comprar o seu tênis, tenha certeza de que existe pelo menos uns 2 centímetros sobrando na frente do calçado, em relação ao seu dedo mais longo.

- Quando for experimentar o tênis, é muito importante que você esteja com a meia que costuma usar para correr.

- Outra dica importante é levar seu tênis usado no momento da compra de um novo, para que o vendedor possa auxiliar na definição do Tênis mais apropriado, de acordo com a pisada e seus desgastes na sola.

6. Amaciar o tênis?

- O motivo é simples: seu pé deve se adaptar ao tênis antes de você colocá-lo à prova, em uma condição em que você vai exigir o máximo de aproveitamento do calçado. Amaciar o tênis significa andar com ele algumas vezes e correr distâncias curtas antes de usá-lo em uma prova.

Fontes de Pesquisa: Mizuno

Adaptação: Alberto Brandão


Nenhum comentário:

Postar um comentário