domingo, 9 de agosto de 2009


A Historia do Le Parkour



A arte do Movimento ?



Antes de qualquer explicação , o melhor a fazer é assistir o video a seguir , aonde o Criador do Le Parkour explica a pratica.




Complemento


Parkour, ou Le Parkour (abreviação: PK) é uma disciplina física de origem francesa, em que o participante, chamado de "traceur" no masculino, ou "traceuse" no feminino, sobrepõe obstáculos de modo mais rápido e direto possível, utilizando-se de diversas técnicas como saltos, rolamentos e escaladas.

O Parkour moderno surgiu quando David Belle e os irmãos Yahn, Frederic Hnautra e David Malgogne se encontraram nas ruas de Lisses, em Paris. Perceberam que tinham muito em comum, tanto no prazer pela busca da forma física plena como no desejo de vencer desafios. A inspiração para criar o nome veio da expressão "Parcours Du Combattant". Foi uma referência ao percurso de obstáculos desenvolvido por Georges Hébert (1875-1957), pioneiro na prática de educação física na França como parte de seu "Méthode Naturelle" ou Método Natural de Educação Física, concebido no início dos anos 20 e que foi utilizado por soldados franceses na Guerra do Vietnã para realizar resgates.

Basicamente, o Parkour é a arte do movimento ou a arte de ser útil com o movimento. Por meio de movimentos eficientes seus praticantes podem ir de um lugar a outro utilizando somente os recursos que seu corpo pode oferecer.


Le Parkour, uma filosofia de vida



Aprender a superar os obstáculos. Este é o grande ensinamento que o Parkour proporcionou ao brasileiro Bruno Shiraishi, 19. O jovem mora em Kita Koshigaya, em Saitama, e trabalha em uma empresa que fabrica refeições prontas. Mesmo com a rotina exaustiva ele encontra tempo para treinar o Parkour e também o Ninjutsu, duas artes que ele aprendeu no Brasil e procura treinar no Japão, mesmo sozinho.

"Quando temos algum problema na vida, se não o enfrentarmos, nunca o superaremos. Assim acontece também com o Parkour", explica Shiraishi.
Ele relembra que descobriu o esporte com os amigos pela Internet, em 2005. "Praticávamos em praças e corrimões em Votuporanga, cidade em que morava no Brasil". Shiraishi diz que no início viu vídeos de muitos profissionais em ação, mas tinha consciência de que não poderia imitá-los por não estar preparado. "Começamos pelos obstáculos mais baixos e conforme ia ficando mais fácil partíamos para um mais difícil, assim íamos evoluindo.", relata. O brasileiro alerta que "Não adianta nada a pessoa querer superar um obstáculo para o qual não está preparada e depois ficar numa cadeira de rodas". E acrescenta que a pessoa deve fortalecer os punhos e os braços, "pois são eles que vão salvar a sua vida quando você não conseguir realizar um salto direito".

Agradecimento: Yeiki Yamaguchi
Texto retirado: http://www.educacaofisica.com.br/mostra_noticia.asp?id=2548



----------------------------------------------------------------


Como surgiu?



Os movimentos do Parkour são utilizados desde o inicio da humanidade, mas a arte na verdade foi criada nos anos 80 em Lisses, França. Iniciado por um grupo de crianças brincando, que resolveram
levarem a serio o que era o estilo militar de cruzar obstáculos. As crianças em questão cresceram e desenvolveram a arte. Dois deles são os conhecidos David Belle e Sebastien Foucan. Mas vários
sites, praticantes e outros acreditam que a arte tenha sido criada por um grupo maior de pessoas.
Outra grande influencia, foi o pai de David Belle, com seu passado militar e influenciado também
pelo Método Natural (Méthode Naturelle).





----------------------------------------------------------------




Le Parkour e Freerunning no Brasil




O Le Parkour no Brasil começou de maneira simples, Leonard Akira Hka (como é conhecido), conheceu o Parkour em 2001 , quando um amigo (Jonathan Ferreira) num intercâmbio em Londres teve a oportunidade de conhecer o que ainda era a cena "Underground" e pouco conhecida do Parkour e do Freerunning com "traceur" europeus , depois de conversar e aprender um pouco sobre a Filosofia da pratica esportiva sem competição, seu amigo lhe passou alguns links de fotos, alguns vídeos e alguns sites para Leonard Akira no Brasil, que logo se interessou pela prática, de forma crescente.
Em 2002, Leonard Akira começou a tentar seus primeiros saltos, e começou a escrever sobre a Parkour em seu antigo blog. Mas desanimou e os treinos começaram a ser cada vez menos freqüentes. Em 2004, Leonard Akira teve novamente contato com o Parkour em uma matéria exibida na MTV no antigo programa Buzzina, de Cazé Peçanha. A partir daquele momento ele decidiu treinar freqüentemente.

Como no Brasil ainda não existiam praticantes, Leonard Akira - Hka - começou a treinar sozinho, utilizando-se de fotos e ensinamentos obtidos pela Web. Em 2004, Akira começou a praticar seriamente e começou a formar as bases para a PRIMEIRA PÁGINA SOBRE LE PARKOUR DO BRASIL. Em setembro de 2004 a pagina foi ao ar pelo Blogger e em pouco tempo se tornou o "point" principal de "traceurs" de todo Brasil (mesmo contendo erros nos primeiros meses que foi ao ar, por culpa de traduções). Com a página no ar e treinando, Akira começou a ensinar o Parkour pelo Interior de SP para amigos e praticantes de Artes Marciais, com isso foi se tornando cada vez mais conhecido e reconhecido.


No começo de 2004, jovens de São Paulo e Brasília também começaram a se aventurar na prática de origem francesa, e estudar sua filosofia. Em 2004, praticantes de São Paulo e Leonard Akira , foram convidados a fazer o que seria a primeira grande matéria sobre o Parkour do Brasil, para o Jornal Folha de São Paulo, tal matéria teve repercussão Nacional. E assim a primeira pagina sobre o Parkour do Brasil teve um aumento crescente de visitas por ser a única fonte na época de informações sobre Le Parkour.

(Fonte: Folha de SP 08/09/2005).
www.leparkourbrasil.blogger.com.br


Leonard Akira – Hka - na época decidiu se unir com um grande grupo para divulgar a prática e então conseguiu o auxilio da Urban Free Flow.
( www.urbanfreeflow.com )


E hoje a pagina Le Parkour Brasil.Blogger é o maior centro de informações e técnicas de Parkour e Freerunning do Brasil, tendo cerca de 1.000 acessos mensais!


Complemento: a página www.leparkourbrasil.blogger.com.br, foi considerada por vários "traceurs" o epicentro de informações de Parkour do Brasil, divulgando "crews", treinos e eventos em todo o país. (2006/2007).


A página (www.leparkourbrasil.com.br) foi criada em 02/09/2005. E fundou ali o site do grupo Le Parkour Brasil - 2º site de Parkour do Brasil. E a mesma não tem nenhum vínculo com o site (www.leparkourbrasil.blogger.com.br) ou com o Grupo Parkour Brazil Team.


----------------------------------------


Propagação do Parkour



A primeira vez que se teve noticias de outros "traceurs" no Brasil, foi no inicio de 2004, quando alguns grupos em Brasília e São Paulo deram uma entrevista para Revista Isto É (quem não é considerada uma verdadeira matéria sobre parkour por terem focado o parkour como uma filosofia Radical e Kamikaze ) - Confira :

Materia Isto É !


Depois, com o tempo, foram nascendo grupos em Curitiba e Florianópolis.Nesta época o Jornal Folha de São Paulo fez uma entrevista com Leonard Akira Hka e o Grupo Le Parkour Brasil de SP e foi uma grande referência em questão de matéria sobre parkour no Brasil e foi então que o Estopim foi aceso.

Leonard Akira: "Nesta época eu já havia avançado consideravelmente na prática e estava ensinando para pessoas interessadas no Parkour."


Depois dessa entrevista para o jornal , ouve uma divulgação do Grupo Le Parkour Brasil para o Programa da MTV Gordo Freak Show (considerado um canal fechado - pois o mesmo é aberto apenas para capitais ou grandes cidades, excluindo pequenas cidades - http://pt.wikipedia.org/wiki/MTV_Brasil). A mesma matéria mostrou errôneamente o Parkour como uma pratica Vandalizada e Radical (mas a matéria serviu como degrau para mais divulgações).

Depois da matéria para MTV, Leonard Akira e mais dois "traceurs" Rafael e Fernando (Nabo), foram convidados para dar uma entrevista para o Programa a Noite é uma Criança, de Otávio Mesquita na Band. A matéria, mesmo exibida tarde, foi o impulso que faltava para grandes divulgações (já que se tornou a primeira matéria em TV aberta do Brasil ), depois dessas divulgações surgiram muitas outras para a Internet e Faculdades e surgiram mais divulgações em TV Aberta como a da Band, SBT, Record, Gazeta e Rede Globo, aonde Leonard Akira e traceurs do Rio de Janeiro ( Voltz ) gravaram uma excelente matéria para o Fantástico! E houve outras matérias para canais fechados também, como ESPN, Multishow (Tribos, com Daniela Suzuki), Sony, etc.


Hoje, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Brasília são os estados brasileiros em que se tem noticia da maior cena ativa de Parkour, com cerca de 20.000 praticantes ativos, e mais de 1.000 praticantes com um bom nível técnico.


Texto Revisado & Redigido por Bruce Waine.


Nenhum comentário:

Postar um comentário